por Fabricio Quirino

O grupo de hackers Anonymous, cuja adesão diminui e flui, declarou estar em “uma campanha de guerra cibernética contra Putin e seus aliados”.

Usando o Twitter e o YouTube , o grupo pediu aos seguidores (7,6 milhões no Twitter; 28.000 assinantes do YouTube) para lançar ataques cibernéticos nos sites do país. O grupo afirma já ter desativado sites, incluindo a agência de notícias russa controlada pelo Estado, o site oficial do Kremlin e provedores de serviços de internet russos.

“Nós, como ativistas, não ficaremos ociosos enquanto as forças russas matam e assassinam pessoas inocentes que tentam defender sua pátria”, disse o grupo no Twitter.

Imagem Twitter oficial do Grupo

O Anonymous lançou ataques famosos contra todos, desde Gene Simmons e a revista Hustler até a Motion Picture Association of America (MPAA) e a Recording Industry Association of America (RIAA). No entanto, é um grupo descentralizado, então os canais do Twitter e do YouTube não são veículos “oficiais” para comunicações em grupo. Existem outros, mas esta conta do Twitter parece ter o maior número de seguidores.

As ações da organização colocaram alguns indivíduos em problemas com as autoridades policiais no passado. Desta vez, porém, o grupo observou que os EUA admitiram lançar seus próprios ataques cibernéticos, que o Anonymous espera que evite quaisquer obstáculos legais.

“Embora algumas de nossas ações possam ser consideradas ilegais aos olhos de vários governos, não vemos razão para que as leis ocidentais devam ser usadas contra nossas ações na tentativa de proteger e defender o povo da Ucrânia”, dizia o post do YouTube.

Enquanto isso, acredita-se que a Rússia esteja realizando sua própria enxurrada de ataques cibernéticos a vários alvos ucranianos, incluindo ataques de negação de serviço que fecharam sites governamentais na semana passada e a infecção de centenas de computadores com software de limpeza de dados .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X